BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Curiosidades linguísticas - nomes de países

"O nome Japão vem do chinês Ji-pen (raiz do sol), já que os antigos chineses acreditavam que o sol nascia nesse país. Até hoje, o Japão é conhecido como como "a terra do sol nascente". Em japonês, "raiz do sol" é ni-hon, ou Nippon. Daí o adjetivo nipônico, desigando (sic) aquilo que é relativo ao Japão. Disponível em: www.linguaestrangeira.pro.br/voce_sabia.htm 
  
"Argentina: derivado do latim “argentum”, que significa “prata”. Os primeiros exploradores e comerciantes espanhóis e portugueses usaram a região do “Rio de la Plata” (Rio da Prata) para transportar prata e outros tesouros provenientes do Peru. As terras em torno da foz do Rio da Prata acabaram ficando conhecidas como Argentina, “terra da prata”."

 "China: A dinastia “chin” conquistou todo o resto da China moderna, acrescentando o "a" no final significa "terra dos Chin" China."

"Portugal: O nome deriva de Portus e Calem o nome latino das duas localidades na foz do Douro, actualmente Porto e Vila Nova de Gaia, que dariam também o nome ao Condado Portucalense, o predecessor do Reino de Portugal. Outra origem do nome procede do latim “Portus”, “porto” e o nome do porto romano de Cale (hoje a cidade do Porto), situado no local da antiga colônia grega de “Calle” (“lindo” em grego). O nome composto “Portugal” deriva do nome do “Portus Cale”."

"Brasil: da árvore de pau-brasil (Caesalpinia echinata), chamada pelos índios de “pernambuco”, abundante na mata atlântica no período colonial português e extraída até quase a extinção, que por sua vez foi assim chamado por causa da sua madeira avermelhada, da cor de brasa (“brasil” em Portugal). " Disponível em: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/01/origem-do-nome-de-alguns-pases.html
Imagem meramente ilustrativa da bandeira brasileira...

OBS.: Em relação à origem do nome do Brasil, observemos que é o que nos dizem na história, porém, a realidade é um pouco diferente:

"Os escritos medievais consagram um mito poderoso, as chamadas ilhas Afortunadas[...], onde reinam primavera eterna e juventude eterna, e onde os homens e animais convivem em paz. [...] Os fenícios as designaram com o nome BRAAZ e os monges irlandeses as chamaram de Hy Brazil. Entre 1325 e 1482, os mapas incluem a oeste da Irlanda e ao sul dos Açores a [...] Isola de Brazil, essa terra afortunada que a Carta de Pero Vaz de Caminha descreveu..."
"Um pouco mais tarde, virá o nome do lugar e, com esse nome, se nomeia a primeira riqueza mercantil: pau-do-Brasil, pau Brasil." Foi achado o Brasil" (Brasil: mito fundador e sociedade autoritária - Marilena Chauí, pág. 59 e 60).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!