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domingo, 11 de outubro de 2009

Substantivo Concreto x Substantivo Abstrato II

Na parte I desta postagem, pesquisei algumas gramáticas para tentar sintetizar um conceito bem definido a respeito da diferenciação entre substantivo concreto e abstrato. Confesso que ainda não fiquei tão satisfeito com o resultado, principalmente pelo termo COISAS, presente no conceito de concreto, pois é um vocábulo muito vago, que dá margem a muitas interpretações; mas aí está:

Substantivo contreto: representa seres propriamente ditos, ou seja, que têm existência própria e podem ser reconhecidos pelos sentidos, bem como distinguidos entre animados ou inanimados, reais ou criados pela imaginação: pessoas, animais, vegetais, minerais, coisas e instituições.


Substantivo abstrato: designa sentimentos, sensações físicas, ações, estados, qualidades (características), considerados fora dos seres, como se tivessem existência individual. Além de estar sempre apoiado em algo para ser percebido, foge à distinção entre animado ou inanimado, real ou imaginário. As noções nomeadas pelo substantivo abstrato denotam propriedades abstraídas (separadas) dos seres propriamente ditos.


Nesta postagem tentarei enquadrar as palavras abaixo numa das duas classificações, de acordo com os conceitos que consegui obter com a pesquisa:
 
Carnaval - quando pus essa palavra, estava pensando no período que vai do Sábado de Zé Pereira à Quarta feira de Cinzas. É um desafio imenso classificar essa palavra, pois eu não lembro de ter visto uma vez sequer nomes de datas comemorativas como exemplo da classificação concreto x abstrato. Parece que as gramáticas têm consciência da vaguidão do seu conceito e foge a palavras que ofereçam mais dificuldade. Pegando o conceito de substantivo contreto (tem existência própria), acredito poder enquadrar datas comemorativas como CONTRETO, pois, apesar de ser uma convenção humana a sua existência, elas passam a acontecer sem que ninguém aja para isso.
 
Chulé - ser inanimado e real, mais real do que deveria, se enquadra como CONCRETO também por ser reconhecido pelos sentidos (e como!).
 
Bagunça - essa palavra é passível de confusão, pois existe um verbo correspondente a essa palavra (bagunçar), mas que não é aceito como original, e, sim, derivado do substantivo bagunça. Dessa forma, não podemos dizer que bagunça é abstrato. É CONCRETO porque é reconhecível por pelo menos dois dos nossos sentidos: visão e tato.
 
Ar - devido ao conceito simplista apresentado por algumas gramáticas e reproduzido por alguns professores (abstrato é o que não se pode ver ou tocar), essa palavra é passível de equívocos. O ar é um ser de existência independente, ou seja, não se apoia na existência de nenhum outro ser. Além do mais, podemos apertá-lo, fazendo aquela experiência de apertar o êmbolo da seringa fechando a ponta. É, portanto, CONCRETO.
 
Carro - gosto de questionar os conceitos dessa classificação usando tal palavra. O substantivo concreto tem existência independente (mas o carro não precisa de homens e máquinas para montá-lo?). A nocão de independência de que falamos é a seguinte: o "ser" dependente precisa se apoiar na existência de outros seres para existir e ser percebido. Corrida, por exemplo, para existir deve se apoiar em alguém que esteja praticando a ação de correr. Se esse alguém parar de correr, não há mais corrida. O carro, por outro lado, depende de outros seres para ser fabricado, mas independe deles para continuar existindo. CONCRETO então.
 
Idade Média - refere-se a um período da história humana. Não é uma noção abstraída de algum ser, mas a nomeação de um intervalo de tempo, que não dependeu de ninguém para acontecer (dependeu de alguém para pôr tal nome, o que não é o mesmo caso). Então é CONCRETO.
 
Poema - é uma composição poética escrita em versos. É perceptível pelo sentido da visão e da audição (quando recitado). Depois de escrito, não depende que alguém esteja lendo para existir, por exemplo. Poema, dessa forma, é CONCRETO.
 
Poesia - é uma concepção. A grosso modo, é uma composição artística cujo conteúdo apresenta uma visão emocial da abordagem de ideias. Pode ser percebida pelos sentidos, portanto é CONCRETO.
 
 Educação - Primitivamente, educação é o nome da ação de educar, sendo, assim, ABSTRATO.

3 comentários:

  1. Já que Idade Média é concreto e refere-se a um período da história humana, como classificaria a palavra momento, que é um período de tempo?

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  2. Momento também caracteriza uma marcação de tempo, apesar de ser vaga, por não definir a quantidade de tempo. É, portanto, concreto.

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  3. A palavra "viver" é um Substantivo Concreto ou Abstrato

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