BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os porquês...

Como todos sabem, no português há quatro formas de grafar os porquês. Como na fala a forma é a mesma, não é de se estranhar que haja dúvidas na hora de colocar no papel.

Na revista Superinteressante do mês de março deste ano, na seção Superrespostas, saiu uma matéria com o seguinte título: Por que existem vários jeitos de escrever "por quê"?

Achei muito interessante, sem querer fazer trocadilho com o nome da revista, o diálogo entre dois dedos indicadores (não me perguntem o porquê), contido no final da matéria:
1 - Por que essa cara?
2 - Porque a coisa não está fácil.
3 - Mas por quê?
4 - Perguntas demais! Esse é o porquê.

Vamos, pois, às explicações:

1 - Por que: Usado para introduzir uma pergunta (preposição + pronome interrogativo), quando possui o mesmo sentido de: "por qual razão" ou "por qual motivo". É possível, também, encontrar nas gramáticas que "por que" pode ser utilizado com o sentido de "pelo qual" e suas variações (preposição + pronome relativo). Nesse último caso, é pouco recorrente o uso da expressão "por que".
Ex.
Por que não vieram à nossa festa ontem? (por qual motivo/razão)
Gostaria de saber por que estamos aqui. (por qual motivo/razão)
Esse não é o mesmo caminho por que viemos mais cedo. (pelo qual - pouco usado)

2 - Porque: de maneira geral, é usado para respostas. Pode ser usado como conjunção causal (uma vez que, visto que), explicativa (equivalente a pois - não muito usado) ou final (equivalente a para que - muito pouco usado).
Ex.
Não fomos à festa porque eu estava com enxaqueca. (uma vez que/ visto que)
Ela trabalha muito porque é esforçada. (uma vez que/ visto que)
Saia da chuva, porque você vai adoecer (pois)
Estude muito porque consiga a aprovação (para que)

3 - Por quê: é usado nos mesmos casos de "por que", mas quando o "que" é tônico, ou seja, é pronunciado com mais "força" ou "ênfase" na frase. Quando isso acontece, ele recebe o acento circunflexo. Isso fica evidente antes de um sinal de pontuação.
Ex.
Você não viajou por quê?
Por quê, meu Deus, isso aconteceu com ele?
Vocês brigam demais, por quê?

4 - Porquê: é usado como substantivo, precedido por um artigo (o, um). Tem o sentido de razão, causa ou motivo e pode ser substituído por uma dessas palavras. Também é usado para nomear o conjunto de porquês (por que, porquê, porque e por quê). Nesse caso, não pode ser substituído pelas expressões razão, causa e motivo).
Ex.
Qual é o porquê disso tudo? (motivo, causa, razão)
Quero saber o porquê de eles terem brigado. (motivo, causa, razão)
Isso encerra o nosso estudo dos porquês (por que + por quê + porque + porquê)

Até a próxima,

Diogo Xavier

Um comentário:

  1. Esse tema foi indicado por mim. E ele já explicou tuuudo sobre os "porques" ... rapidão.

    att: Claudinha

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!