BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Etimologia - Professor e Dedicação

Aproveitando o ensejo do dia dos professores, vou trazer a origem e os significados iniciais para o vocábulo "professor".

Segundo o Dicionário Houaiss professor é
  • substantivo masculino. 1 aquele que professa uma crença, uma religião 2 aquele que ensina, ministra aulas (em escola, colégio, universidade, curso ou particularmente); mestre. 3 Derivação: sentido figurado. indivíduo muito versado ou perito em (alguma coisa).
Ensinar, por sua vez, vem do Latim "insigníre", pôr uma marca, distinguir, assinalar. Portanto o professor deixa uma marca em seu aluno, em vários sentidos: informações, conhecimento, marcas sentimentais, etc.

O vocábulo professor vem do Latim professor / professóris, e significa "o que se dedica a". Pois bem. DEDICAÇÃO é a palavra-chave quando se fala em professor. Dedicação mais que necessária para exercer a função, ou missão, pode-se dizer.




tags: professor, etimologia, educação, curiosidades, dedicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!