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A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

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quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mais um episódio da série: Pérolas da Publicidade
















































Essas duas são da Porsche que, pra quem não sabe, é uma marca (não modelo) de carro. Como quase todo texto publicitário, é preciso levar em conta uma série de pressupostos e ter um conhecimento prévio para entender. Primeiro, é preciso saber que, por ser da Porsche, trata-se de uma propaganda de carros. Assim como a Ferrari, a Porsche é conhecida por seus carros luxuosos, caros e velozes. Subentende-se, então, que o cigarro e as folhas das imagens foram jogadas violentamente contra a árvore e a placa de sinalização. Como? O carro da Porsche passou numa velocidade tão grande que o vento movido pelo automóveul jogou-os com essa força.

Enfim, concluo que propaganda é que nem piada: se for explicada não tem graça.


Essa propaganda é de um produto limpa-vidros. E por que o peixe com o capacete? Bem, vamos lá. O que se espera de um limpa-vidros? Que deixe a superfície de objetos de vidros bem limpas, brilhantes, transparentes (se for o caso). Um peixe que está num aquário extremamente limpo corre o risco de não ver o vidro e bater com a cabeça nele. Aff...
Tá vendo? Eu não disse que explicar tira a graça?

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