BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Charge


Charges e cartuns são como retratos de fatos e acontecimentos de nossa sociedade. A diferença é que charge tem um "prazo de validade" menor, ou seja, para compreendê-la adequadamente, é preciso saber o que está acontecendo no momento em que ela foi feita. Trata geralmente de temas políticos ou de celebridades. O cartum é como uma crônica, trata de temas do cotidiano, mas que não está preso a um determinado episódio, seu "prazo de validade" é maior, às vezes dura décadas sem perder o sentido.
No caso da figura ao lado, como trata de um problema de longa data e sem espectativa de resolução nos próximos anos, eu classificaria como cartum.
Esses dois gêneros textuais sempre buscam transmitir uma mensagem ou uma crítica através do humor. Todos os elementos da imagem e as palavras são determinantes para o entendimento.
O que eu quero de vocês, dois ou três leitores deste blog, é que façam inferências sobre o cartum desta postagem, ou seja, comentem sobre a mensagem transmitida, analisando os elementos da imagem para sustentar seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!