BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Estudo das conjunções

E aí, galera! Vamos de revisão!
As conjunções e locuções conjuntivas servem para ligar orações ou termos de mesma função nas orações, estabelecendo relações sintáticas e/ou semânticas.

No caso das conjunções coordenativas, a relação é de coordenação, independência sintática, ou seja, uma não exerce nenhuma função sintática da outra, uma não é termo da outra.
Exemplo :
Gosto de filmes de herói, MAS ainda não vi o novo filme do Homem-aranha.
A segunda oração estabelece uma quebra de expectativa em relação à primeira, sendo que nenhuma das duas precisa que a outra exerça alguma função sintática.

As orações subordinadas substantivas, ligadas pelas conjunções integrantes em geral, exercem funções sintáticas em relação à principal. Funções essas cujos núcleos são substantivos ou palavras substantivadas: sujeito, objeto direto e objeto indireto, complemento nominal, predicativo e aposto.
Exemplo:
A verdade é QUE preciso de você. 
A primeira oração "a verdade é" está sintaticamente incompleta, já que possui sujeito e verbo de ligação, mas não tem predicativo. A segunda oração exerce justamente essa função sintática que falta na principal, ou seja, funciona como seu predicativo.

As conjunções adverbiais ligam orações que funcionam como adjunto adverbial da oração principal, estabelecendo relação de causa, consequência, finalidade, condição etc.
Exemplo:
 SE você vier, conhecerá minha família.
A primeira oração, iniciada pela conjunção SE, estabelece circunstância de condição para a oração principal acontecer.

ATENÇÃO
Muitas conjunções apresentam, dependendo do contexto, funções e sentidos diferentes dos originais. Vale também estudar mais as funções morfossemânticas do QUE e do SE, pois podem ser não só conjunções.

Então é isso! Por hoje é só, bons estudos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!